quarta-feira, 10 de junho de 2009

Nós, macacos empedernidos



..."Tanto é o medo que ensandece os homens...se numa cidade os cidadãos não tomam das armas porque estão aterrados pelo medo, não se pode dizer que aí exista paz e sim mera ausência de guerra."

"A paz não é pura ausência de guerra, mas virtude originada da força d'alma no respeito à leis. "

Epinosa (tratactus politicus)
Sobre o Medo - Marilena Chauí

Postado por Sueli

3 comentários:

  1. Anarquia e Caos trazem dor e desenvolvimento.

    Ordem e Contrôle trazem paz e retrocesso.

    Uma criança pode deduzir:

    ... é só juntar o Caos com a ordem e vc terá um mundo melhor.

    Apesar destes fatores não serem separáveis por estarem embutidos um no outro e ja serem opostos, não podemos deixar de notar que a criança estará certa.

    ResponderExcluir
  2. O homem quer paz e desenvolvimento não dor e retrocesso.

    Me faz pensar que deviamos pelo menos tentar diminuir um pouco a anarquia e o contrôle e aumentar um pouco o caos e a ordem.

    Mas associamos o caos a anarquia... e temos simpatia pela anarquia... alguns até são fans do contrôle enquanto outros odeiam a ordem.

    Certo é que dor e retrocesso parecem ser pouco populares entre as preferencias individuais do ser humano enquanto paz e desenvolvimento parecem estar em alta.

    (Mas não se entenda errado com se faz com a biblia, desenvolvimento espiritual não é religioso. E paz não é so o antonimo de guerra)

    ResponderExcluir
  3. O medo é o agente causador da merda. O r é a prova que houve contato entre ambos.

    A paz existe na ordem emocional. Ora, uma vez todo mundo com medo cometendo merda, até o que seria visto como retrocesso pode ser definido por caos. O problema é: no futuro nunca cabe o passado.

    ResponderExcluir